“Não deixe de buscar aquilo que te faz feliz”, aconselha vencedora do Miss Trans 2017


Mineira Izabele Coimbra venceu concurso Miss T na última sexta-feira (21), em São Paulo.

A modelo Izabele Coimbra, de 23 anos, natural de Divinópolis, Minas Gerais, levou na última sexta-feira (21), em São Paulo, a coroa do Miss T Brasil 2017. Concorrendo entre 29 representantes de todo o Brasil, a eleita representou seu estado no concurso que iria eleger a transexual mais bonita do país.
A vitória já era almejada desde 2013, quando Izabele começou a se preparar para o concurso. Como prêmio, ela poderá realizar duas cirurgias de feminização facial – alteração da estrutura óssea da testa e mandíbula – e outra de adequação do aparelho genital ao gênero feminino.
Agora, a Miss T 2017 que deverá concorrer ao Miss Internacional Queen, que acontecerá na Tailândia, quer aproveitar o título para militar pela causa trans. Confira a entrevista.

ALÉM DO ESPELHO – Como você se define? Quem é Izabele Coimbra?
Eu me descrevo como uma guerreira sonhadora. Precisamos alimentar em nossa existência estes dois seres. O ser guerreiro que almeja sempre a batalha e a superação no dia a dia, tanto de nós mesmos quanto do mundo, e o ser sonhador, que impulsiona o guerreiro a ir além cada vez mais. É preciso sonhar e ser guerreiro para que nossos sonhos sejam batalhados e vistos como algo que alcançamos com muito esforço, dedicação, com muito mérito. Me defino como alguém que só tem a agradecer por tudo que sou, pela família que tenho, pelos meus amigos, por tudo. Só tenho a agradecer a Deus pela minha vida!”

ALÉM DO ESPELHO – Quando você percebeu que era mulher trans?
O processo foi uma descoberta constante, com o passar dos anos fui percebendo que não me identificava da forma que nasci e precisava ser como eu me identificava.”

ALÉM DO ESPELHO – Você começou o processo de mudança de gênero? Como foi esse período para você? Sua família te apoiou?
O processo de "mudança", ocorreu na adolescência, quando sempre há questionamentos sobre a nossa vida, sobre tudo. Foi um processo de descoberta sobre muitas coisas, inclusive de mim mesma. Não foi fácil, mas hoje percebo que foi necessário e de grande importância, pois sempre almejei e consegui àquilo que sempre quis, e me orgulho muito disso! Graças a Deus tenho uma família maravilhosa que sempre me apoiou, e acima de tudo, sempre me respeitou.”

ALÉM DO ESPELHO – Como você se sentia antes de assumir sua transexualidade?
Não foi um processo de transexualidade, e sim de adequação e entendimento, para que eu pudesse me sentir como sempre me vi, uma mulher. O processo ainda acontece e é constante. Sempre será, até mesmo para conseguirmos nos entender.”

ALÉM DO ESPELHO – Você já sofreu algum preconceito por ser mulher – muitas mulheres trans reclamam do assédio dos homens nas ruas – e por ser uma mulher trans?
Claro, vivemos em uma sociedade que não sabe respeitar os outros. Eu não sofro tanto preconceito porque sou bem feminina. Mas é perceptível no nosso país e no mundo a violência contra transexuais, travestis e toda classe LGBT, infelizmente.”

ALÉM DO ESPELHO – Como e quando você começou sua carreira de modelo?
Comecei há alguns anos, já tenho uma experiência consolidada e pretendo continuar nesta área, para mostrar que nós, transexuais, travestis e transgêneros não somos símbolos sexuais apenas, e sim que somos seres como todos e precisamos ser respeitadas.”

ALÉM DO ESPELHO – Como foi sua preparação para o Miss T Brasil 2017?
Minha preparação vem de muitos anos, desde quando participei em 2013 já vinha me preparando. Mas nesta edição de 2017, tenho que ressaltar a importância da minha preparação e dedicação, pois foram mais intensas, até mesmo porque eu tive vários parceiros que me ajudaram e contribuíram muito para que eu fosse eleita.'

ALÉM DO ESPELHO – Qual é a importância de existir um concurso que ressalta a beleza trans?
É super importante que ocorram concursos como este, não só por ressaltar a beleza trans, mas para que a sociedade possa ter acesso informacional sobre o "nosso mundo", para que assim possam nos respeitar mais ainda.”

ALÉM DO ESPELHO – O que você sentiu quando foi eleita a Miss T Brasil 2017? Quais são os planos agora?
É inenarrável a emoção. Passam um milhão de coisas pela cabeça e não passa nada, fiquei extasiada, foi incrível e maravilhoso! Foi gratificante ver que toda preparação e dedicação trouxeram aquele resultado. Os planos agora são de continuar com muito esforço e dedicação para o Miss Internacional Queen, previsto para acontecer em novembro, em Bangkok, na Tailândia. Ah e claro, é importante ressaltar que pretendo militar pelas causas Trans para que o meu reinado seja lembrado não só pela beleza, mas pelo que eu pude fazer em prol de uma sociedade que ainda é muito violentada e desrespeitada”.

ALÉM DO ESPELHO – O que você diria para pessoas que ainda têm medo de assumir sua transexualidade por causa da família, da sociedade e etc?

Olha, queria dizer que não deixem de sonhar, não deixe de buscar aquilo que te faz feliz. Quem te conhece, sabe que uma mudança física não condiz nada, até mesmo porque a nossa realização interior é bem maior e indescritível e só nos ajuda sermos cada vez melhores. Só quem passa por isso sabe como é bom e ruim. Bom, porque nos realizamos ao identificar com a pessoa que sentimos ser, e ruim, porque infelizmente nossa sociedade é muito preconceituosa e infelizmente não sabem respeitar as diferenças.”

*Yasmim Castro e Gabriela Sousa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

''Hoje vivo feliz e em paz comigo'', Paulo Vaz homem trans

Dandara, nossa paquita